quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como surgiu a idéia?

Final do 1º semestre de 2009. 
Estava eu tranquilamente dando as minhas aulas de educação física para um grupo de alunos do 3º ano do 3º ciclo (equivalem à 8ª série), quando então, alguns deles viram a capa do meu caderno de anotações, em que tinha feito uma colagem com personagens do filme "Crepúsculo", baseado na obra de Stephanie Meyer.
A conversa passou a girar sobre quem já tinha lido os livros da autora, o quanto gostavam, e porque não conseguiam ler o restante da "Saga", por falta de verba. Fiquei ouvindo os adolescentes ao meu redor expressando com todas as letras o quanto gostariam de ler e pensei "Que raio de professora eu seria se  ouvindo isto, não aproveitasse a oportunidade? E, puxa vida, detestaria não ter podido saber do restante da história!!"
Bom, eu não tinha livros para todos, como poderia emprestá-los?! E se pudéssemos lê-lo todos juntos?!
Perguntando e pesquisando, descobri que poderia fazer um Clube de Leitura, onde poderíamos conhecer o restante da história de Bella e Edward, todos juntos.
Marcamos um horário fora das aulas e consegui o máximo de livros emprestados e doados. Aqui entra a Biblioteca da escola como parceria definitiva e decisiva. Nesta oportunidade, comprou algumas edições para que pudéssemos ler. Sim, pq são quatro livros na Saga!!
Então, no dia 14 de agosto de 2009, tivemos nosso primeiro encontro.
E nunca mais paramos!!

Descobrimos que podíamos fazer muito mais: após a leitura da obra, vimos o filme na escola e, após a leitura do segundo volume, Lua Nova, fizemos uma rifa e arrecadamos dinheiro para irmos ver o filme no cinema. Até escrevermos um texto prá revista pedagógica PRETEXTOS da Escola. Aqui vale uma observação: no texto espressávamos nossa surpresa pelo Clube ter "dado certo" naquele nível!
Abaixo, clique no link para assistir ao vídeo que fizemos e postamos no youtube, com um pouco da história do Clube.

http://www.youtube.com/watch?v=LPZPQNuas-A


Ah, o nome do Clube, tem a ver com o nome da nossa biblioteca, que foi selecionado num concurso e o vencedor foi o aluno Daniel Gomes, com sua linda homenagem ao escritor gaúcho Erico Veríssimo.
Obrigada por acompanhar nossa história.
Em breve fique sabendo o que aconteceu depois: é, a "Saga" continua...rs...

Um comentário:

  1. Eu admiro muito esse Clube de Leitura. Avante! Há muito ainda a conquistar.
    bjs

    ResponderExcluir